Percurso do Exército Liberal
Praia da Memória – Pedras Rubras - Porto
No dia 8 de Julho 2007, teve lugar mais uma actividade do GPM, desta feita para celebrar o 175º aniversário do desembarque do ‘exército libertador’ de D. Pedro IV. Uma actividade de cariz histórico, recriando um dos episódios mais importantes da cidade do Porto e que alteraria radicalmente o cenário político de todo o país.

Continuamos em direcção ao Largo de Pedras Rubras, onde terão acampado as tropas liberais, tendo aí lugar uma breve paragem com o intuito de relembrar a noite que os soldados aí passaram, tendo sido também relatada a famosa lenda dos três F’s. (@)
(@) http://paginas.fe.up.pt/porto-ol/is/lavraliberal.html
Continuámos o nosso percurso, tendo passado na casa do Lavrador Maiato Manoel José D’Andrade, onde terá pernoitado D. Pedro IV, e tendo dado nessa mesma residência o primeiro beija-mão do monarca.
Durante parte do nosso percurso, seguimos pela Via Veteris (Estrada Velha), estrada provavelmente de origem romana. Iniciava-se junto ao Rio Douro, na zona da Arrábida e, vindo pelo Couto entre Lordelo e Cedofeita, passava pelo Cruzeiro de Santiago de Custóias, atravessava o rio Leça neste local e daí dirigia-se por Pedras Rubras, Aveleda, Modivas e Vairão para o estuário do rio Ave.

Em Custóias, e ainda enquanto percorríamos a Via Veteris, atravessamos a ponte de D. Goimil, ponte de cavalete com um arco ogival, construída em alvenaria de granito irregular, apresentando uma tipologia construtiva característica da Idade Média (sécs. XIII – XIV).

Mais alguns quilómetros, e fomos encontrar no Largo de Custóias uma reconstituição de uma feira medieval, alusiva ao período em causa, onde, entre outros motivos de interesse, foi possível compreender melhor as armas e as tácticas de combate, utilizadas na guerra civil portuguesa.

Chegados ao Carvalhido, passamos na Praça do Exército Libertador (mais uma alusão ao episódio histórico), tendo o grupo depois seguido pela Rua 9 de Julho (data em que o exército de D. Pedro IV entrou na cidade do Porto).

Na rua de Cedofeita pudemos ver o edifício onde terão sido tomadas decisões que com certeza influenciaram o futuro do país, ou seja, o local onde funcionou o Estado-Maior da força liderada por D. Pedro.

Finalmente na Praça da Liberdade, na época chamada Praça Nova, os bravos do século XXI deram por terminada a reconstituição do percurso de cerca de 20 Kms, junto à estátua equestre de D. Pedro IV.
Fotos: Jorge Ribeiro