domingo, maio 20, 2007

Caminhos do Romântico


CAMINHOS DO ROMÂNTICO
11 de Fevereiro de 2006


Às 9 horas, já os companheiros se aglomeravam no ponto de encontro junto ao Museu do Carro Eléctrico. Era a realização do primeiro percurso do calendário anual de 2006 do Grupo Portuense de Montanhismo e o dia estava convidativo a caminhar.

Iniciamos a marcha passando pelo edifício do Frigorífico do Peixe, projectado em 1930, que era também conhecido pela Bolsa do Peixe.Do largo de Massarelos com a sua fonte do sec. XIX, fomos pelas Escadas do Adro até à Igreja do Corpo Santo onde contemplamos, na frontaria, a imagem do seu padroeiro S. Telmo. Depois, na Rua de Cristelo, um cruzeiro com a imagem de Cristo pintada, popularizado com o nome de Senhor do Cristelo.Caminhando pela rua de Entre Quintas, vimos pequenos aquedutos de aproveitamento de água para casas e terrenos e no cimo da rua, sentiamos a beleza e o romantismo da paisagem que nos rodeava, tendo por horizonte o céu azul, a Ponte da Arrábida e o nosso lindo rio Douro.




Subimos até à Casa Tait na qual tivemos oportunidade de acesso aos seus jardins e aos exemplares raros que lá existem, nomeadamente, o majestoso “Liriodendrum Tulipifera”, árvore classificada.
Entramos nos jardins do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, já nos terrenos do Palácio de Cristal, subindo e descendo ladeiras e escadas. Do miradouro da Torre, deslumbramo-nos com a paisagem de Nascente sobre o centro histórico do Porto e de V. N. de Gaia. Gostamos de ver o Labirinto dos Sentimentos, o belo Chafariz da Quinta da Mitra, o Roseiral e, já nos jardins da entrada do Palácio, recordamos o saudoso edifício, o verdadeiro Palácio de Cristal, no local onde se situa hoje o Pavilhão Rosa Mota.

Após o almoço, os participantes posaram para a tradicional fotografia de grupo.O recomeço do percurso foi de novo pela grandiosa avenida das Tílias e pelas vistas que do sitio da Torre da Marca se vislumbravam sobre a foz do rio Douro.
Após vermos a Capela de Carlos Alberto, percorremos o bosque onde se conservam espécies arbóreas raras e se veem grutas artificiais. Descendo por velhas calçadas graníticas até ao Campo de Rou, chegamos a uma capelinha com o Senhor de Matosinhos pintado.
Num prédio em ruínas via-se um painel de azulejo com uma linda imagem de S. João.
Encantados e bem dispostos, continuamos pela rua dos Moinhos e nem nos parecia estarmos em plena cidade do Porto.Passamos pelas ruínas das Azenhas da ribeira de Vilar e pela Rua da Pena, onde há ainda bonitas quintas de estilo inglês e as mimosas já estão florindo.

A arquitectura moderna e a antiga não chocam com a envolvência da paisagem.Ficamos durante algum tempo parados, a contemplar e a falar dos caminhos percorridos, terminando o percurso na marginal.Sentíamos a nostalgia da alegria partilhada num dia de convívio bem passado.


Texto: Teresa Marques
Fotos: Jorge Ribeiro

1 Comments:

At 16:41:00, Anonymous Anónimo said...

Sr. Ribeiro
Quanto mais vejo este blog, mais "roída de inveja" fico por ter perdido estes maravilhosos percursos do nosso Porto.

Cumprimentos da
Ana Salazar
em 20.Março.2009

 

Enviar um comentário

<< Home