Portela do Homem - Pitões das Júnias
O GPM, iniciou a sua actividade com uma marcha de travessia entre a Portela do Homem e Pitões das Júnias.
Partindo do posto fronteiriço da Portela do Homem, local onde se situam os miliários da milha XXXIV da Via XVIII do Itinerário de Antonino, a última milha romana em território português, era uma via militar entre Astorga e Braga (Bracara Augusta), fomos pela estrada asfaltada passando pelo Curral de S. Miguel, atravessamos a ponte em direcção ao caminho das minas dos Carris.

Depois de iniciada a subida, fomos desfrutando de uma paisagem deslumbrante, caracterizada pelo Rio Homem, cercado por grandes montanhas e um céu de côr azul muito intenso.

Sucessivamente, passamos por locais como a Fonte da Abelheirinha, ponto de água fresca para os caminheiros, Água da Pala, Ribeira do Cagarouço, “Varanda do Z”, donde se desfruta uma paisagem fabulosa sobre o Vale e, como fundo, a conhecida Serra Amarela.

Neste local, alto e silencioso, junto a uma pequena barragem das antigas minas, aproveitamos para descansar, comer e recuperar forças para continuar.


A rota que seguimos atravessa a Ribeira das Negras e Ribeiro da Biduiça, subindo e descendo pelas vertentes dos vales, passando ao lado do maciço do Compadre, pelo Corgo das Lamas do Compadre e, aqui bebendo nas suas águas cristalinas, alguns pinheiros silvestres quebravam a aridez da paisagem envolvente.

Finalmente, o Corgo da Pala Nova donde se tem a primeira vista da Capelinha de S. João da Fraga e da aldeia de Pitões das Júnias.
Atravessado o Ribeiro da Teixeira, seguimos pela base do Cabeço de S. João da Fraga com a sua capelinha branca no cimo, ao encontro do caminho de acesso dos romeiros à capela.


Texto e Fotos: Jorge Ribeiro
1 Comments:
Congratulo-os por terem conseguido fazer a famosa travessia do gerês. Na expectativa de vir a concretizar esse que também é um sonho meu, queria colocar-vos algumas questões:
1º Qual o vosso sistema de orientação GPS, carta militar e/ou vista com bússola
2º Quanto tempo levaram a fazer o percurso e se tiveram de pernoitar na serra
3º Se ao longo do percurso existem abrigos de pastores que possam servir de pernoita
4º Se têm conhecimento qual o melhor percurso, se aquele que fizeram ou pela fronteira (pela linha de cumeada), ao longo do qual vão aparecendo o marcos de fronteira
5º Se a melhor opção é partir da portela do homem ou de pitões tendo em conta as subidas e descidas do percurso
6º Quantas pessoas fizeram esse percurso.
Se tiverem alguma sugestão que achem relevante por favor transmitam-na
Obrigada e boas caminhadas!
Mariana
Enviar um comentário
<< Home